Foto: Nathália Schneider (Diário)
Apesar de o trânsito ter sido liberado na parte inferior do viaduto da Travessia Urbana com a Rua Duque de Caxias nesta quarta-feira (14), nos próximos dias ainda poderão ser retomados os bloqueios no local para colocar a camada de asfalto que falta. Só depois disso é que as equipes devem ser transferidas para a obra no trevo da Uglione.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), já foi publicada a renovação por mais um ano (até 30 de junho de 2024) do contrato com o consórcio do lote 2, da Urlândia até perto da Ulbra, e está em análise final a renovação do contrato do lote 1 da obra, da Uglione até o Castelinho. Assim que sair a renovação, o consórcio do lote 1 apresentará o cronograma de obras para concluir o segundo viaduto da Uglione, as trincheiras e o pequeno viaduto na rotatória. A previsão é que as equipes irão retomar os trabalhos na Uglione a partir de julho, mas é preciso aguardar a aprovação do novo cronograma. Nesse lote, a conclusão deve ocorrer, no máximo, até 30 de junho de 2024.
Já no lote 2, do consórcio liderado pela construtora Sultepa, as obras estão concentradas em duas passagens inferiores (espécies de túneis curtos, em que o trânsito das ruas passa por baixo da rodovia duplicada). Na passagem inferior da Rua Capitão Vasco da Cunha, em que duas pistas estão com trânsito liberado na BR-287, o aterro das outras duas pistas está quase concluído e, segundo o Dnit, a previsão é asfaltar o que falta e liberar o fluxo nas quatro pistas até a metade de julho. Depois, faltará concluir a construção na parte inferior, para os carros que vão passar pela Vasco da Cunha, embaixo da rodovia. Não há data para concluir esse trabalho, mas a tendência é que seja ainda este ano.
Já na passagem inferior da Urlândia, os trabalhos estão mais lentos e não há data para a conclusão. É mais provável que seja no começo de 2024.